Muitas pessoas pensam que as estratégias de Marketing estão no alcance apenas das grandes empresas.

Pelo contrário, empreendedores e pequenas empresas também podem se utilizar do marketing para divulgar seu negócio, conquistar mais clientes e gerar mais vendas. 

Dentre as inúmeras estratégias que o marketing nos oferece, se destaca o Marketing Digital, que consiste em promover produtos ou marcas através de mídias digitais.

O Marketing Digital surge como uma nova alternativa ao marketing tradicional, porém se trata de uma maneira muito mais barata e acessível de se fazer marketing e que gera muitos resultados.

Marketing digital para empreendedores

Qual a importância do Marketing Digital para os empreendedores?

A maioria das pessoas fazem pesquisas na internet antes de comprar algum produto ou adquirir algum serviço.

Elas pesquisam as empresas, os preços e os benefícios. Tudo isso para encontrar a melhor oferta que satisfaça suas necessidades.

Passamos mais tempo online, hoje em dia, do que a frente da televisão segundo pesquisas recentes.

Dessa forma, o empreendedor que não está online está perdendo a oportunidade de se divulgar, de crescer e de fazer novos negócios.

Mas para aproveitar todas os benefícios que a internet no oferece é preciso conhecer as estratégias que o marketing digital dispõe.

As principais estratégias de Marketing Digital

1- Site

Ter um site é essencial, pois ele funciona como um cartão de visitas do seu negócio.

Além de ser a porta de entrada da sua empresa no ambiente online.

Um bom site deve conter:

  • Informações institucionais
  • Missão e visão
  • Informações sobre seus produtos e/ou serviços
  • Contatos e Redes Sociais
  • Blog
  • Entre outros.

Ninguém quer passar uma má impressão não é?

Então invista num site profissional, responsivo (que se adapte em celulares e tablets), que tenha um design atraente, boa funcionalidade e que reflita a identidade da sua marca.

Funil do Marketing Digital

2- Blog

O blog é uma excelente maneira de atrair público para seu site.

É importante usar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo e sempre escrever artigos que sejam relevantes e solucionem problemas de seus leitores.

Pois assim eles iram voltar ao seu blog, serão fidelizados e se tornaram possíveis clientes.

É muito chato entrar num blog de uma empresa e se deparar somente com artigos que falem sobre a empresa, sobre os produtos e que queiram realizar uma venda.

Por isso, pense nos seus leitores, e forneça um conteúdo que vá de encontro com seus desejos e necessidades.

Outras estratégias auxiliares que irão ajudar muito o seu blog a crescer são: 

  • SEO (Otimização para Mecanismos de Busca): é uma técnica que ajudará seu site a “aparecer no Google” e se destacar dentre tantos outros blogs
  • Copywriting: que é uma técnica que visa melhorar a redação voltada a conversão, ou seja, melhorar a escrita e produção de textos que gerem vendas

Celular- marketing digital

3- Redes Sociais

As redes sociais são ferramentas muito poderosas do Marketing Digital.

Através delas você pode divulgar sua marca, atrair, interagir e se relacionar com seu público. Tudo isso através de conteúdo relevante, como textos, vídeos, fotos, áudios, infográficos etc.

Existem diversas redes sociais hoje em dia como: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Google Plus, Youtube… e a lista é grande.

Você não precisa estar em todas as mídias sociais para ser ser visto. Escolha estar onde seja mais relevante para seu negócio e onde seja possível obter mais resultados positivos.

4- E-mail Marketing

O e-mail marketing é um ótimo canal para se relacionar de forma direta com seu público através da internet.

Você pode convidar as pessoas a se inscrevem na sua newsletter através do blog ou então usar o que chamamos de isca digital.

Isca digital consiste em oferecer algum benefício de alto valor para o visitante de seu blog, como um e-book ou curso gratuito, em troca do e-mail dele.

Como Começar?

Existem diversas opções para que você possa desenvolver e implementar as estratégias de marketing digital no seu negócio. São elas:

  • Contratar uma agência digital
  • Contratar um consultor especializado
  • Consultoria do SEBRAE
  • Ser autodidata, buscar conhecimento e implementar sozinho
  • Entre outras.

Minha dica é: invista em conhecimento, busque livros, e-books, cursos, palestras, blogs… seja ele gratuito ou pago, pois quanto mais você aprender mais valor você poderá agregar ao seu negócio.

Espero que tenha gostado do post e das minhas dicas!

Até a próxima!