Existem diversas mulheres tocando negócios no Brasil e no mundo. Elas encontraram no empreendedorismo uma maneira de terem independência e liberdade.

Cada mulher empreendedora tem uma história única e é capaz de ensinar muito com sua trajetória.

Por isso selecionei as histórias de 3 mulheres de sucesso para que possamos nos motivar e nos inspirar.

Boa leitura!

Heloisa (Zica) Assis

Zica Assis - Beleza Natural

Zica Assis (Beleza Natural) – Foto: Reprodução

Zica Assis é a fundadora do Beleza Natural, a maior rede de institutos de beleza especializados em cabelos crespos do Brasil.

Além dos institutos, o Beleza Natural também desenvolve e comercializa produtos específicos para cabelos crespos e cacheados.

A história de Zica é muito inspiradora. Confira abaixo.

Heloisa (Zica) Assis é de origem humilde, nasceu em Catrambi, uma comunidade do Rio de Janeiro e tem 12 irmãos.

Começou a trabalhar muito cedo com nove anos de idade, e desde então não parou mais de batalhar. Já foi babá, faxineira, doméstica e hoje é empresária de sucesso.

Zica tem os cabelos crespos, e desde nova desejava deixar seus cabelos mais bonitos, volumosos e saudáveis. Mas no mercado não havia muitos produtos que conseguiam atingir esse resultado desejado.

Então ela decidiu correr atrás de seu grande sonho: desenvolver um produto específico que domassem os cabelos crespos.

Foram 10 anos de muita pesquisa, experimentos e testes até em 1993 chegar a fórmula do Super Relaxante.

Depois da grande descoberta, Zica abriu seu primeiro salão de beleza, com o dinheiro da venda do fusca do seu marido.

O salão fez o maior sucesso, e logo se formaram filas para que mulheres de cabelos crespos como o da Zica ficassem ainda mais bonitas e poderosas.

Hoje o Beleza Natural tem mais de 25 institutos de beleza além de diversos produtos específicos para tratamento de cabelos crespos e cacheados.

São atendidas mais de 130 mil clientes por mês que ficam com cachos soltos e auto estima lá em cima.

Luiza Helena Trajano

Luiza Trajano - Magazine Luiza

Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) – Foto: Reprodução

Luiza Helena Trajano, presidente da Magazine Luiza, é um exemplo de empreendedora de sucesso, capaz de motivar a todos nós com a sua incrível história.

Conheça um pouco mais sobre essa mulher inspiradora.

Luiza nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Franca em  nove de outubro de 1951.

Começou a trabalhar nova e desde cedo mostrou ter habilidade com vendas e em liderar pessoas. Em 1972 se formou em direito pela Faculdade de Direito de Franca.

A história da Magazine Luiza teve início nos anos 50 quando os tios de Luiza, o casal  Luiza Trajano e Pelegrino José Donato compraram “A Cristaleira” uma pequena loja em Franca, interior de São Paulo.

Anos depois, Luiza assumiu a Magazine Luiza, que de pequena loja do interior, se tornaria uma das maiores empresas do Brasil.

Uma curiosidade: o nome Magazine Luiza faz referencia a sua tia Luiza, e foi escolhido pelos moradores de franca num concurso realizado numa rádio local.

Os principais diferenciais da rede de lojas era o atendimento e a inovação, características presentes até hoje no DNA da marca.

A empresária transformou a Magazine Luiza, com muita dedicação, esforço e amor em uma marca de grande sucesso e uma das principais lojas de varejo e comercio eletrônico do Brasil.

Luiza Trajano é uma empresária exemplar, líder nata, mulher criativa e excelente em liderar e motivar pessoas. Todas essas características a transformaram numa empreendedora de sucesso que mostra muita paixão pelo que faz.

Oprah Winfrey

Oprah Winfrey – Foto: Reprodução

Oprah Winfrey além de ser a apresentadora de televisão mais famosa no mundo é atriz, autora, filantropista e empreendedora de sucesso.

Conheça mais um pouco da história dessa grande mulher.

Oprah nasceu o interior do  Mississipi, EUA, em 20 de janeiro de 1954 e tem atualmente 63 anos.

Uma curiosidade interessante é que seu nome verdadeiro é “Orpah”, mas ele era sempre pronunciado de maneira errada pelas pessoas. Então a apresentadora decidiu usar seu nome artístico como “Oprah”.

Oprah Winfrey teve uma vida difícil: foi vítima de abusos sexuais no período entre a infância e a adolescência e aos 14 anos ficou grávida de seu namorado, porém o bebê não resistiu e morreu pouco tempo a pós o parto.

Mas todas essas dificuldades não a impediram de seguir seus sonhos.

No começo de sua carreira ela trabalhou em rádios e programas de televisão locais como apresentadora.

Mas o auge da carreira de Oprah deu-se quando ela começou a apresentar o “The Oprah Winfrey Show”, que foi um dos maiores talk-shows já exibidos nos Estados Unidos e que deu a Oprah reconhecimento e admiração no mundo todo.

O programa ficou no ar durante 25 anos (25 temporadas, entre 1986 e 2011) e Oprah teve a oportunidade de entrevistar diversas figuras públicas como Michael Jackson, Tom Cruise e Celine Dion.

Atualmente Oprah é a CEO da Harpo Productions, uma empresa de produção multimídia americana e também do canal de televisão Oprah Winfrey Network (OWN).